por Celso Andrade

 

O bom atendimento e a simpatia não estão sendo suficientes para reter o seu cliente na empresa? Então, já está na hora de você conhecer uma estratégia que vem ajudado diversas empresas de todo o mundo a reter seus clientes e aumentar o seu faturamento. Apresentamos para você a régua de relacionamento.

Com a popularização da internet entre todas as classes sociais, a concorrência em todos os setores aumentou. Graças a essa facilidade do “mundo moderno”, o consumidor compra com apenas um clique o que ele quiser e onde ele encontra o melhor preço.

Para você não perder esse cliente para a concorrência, vocês precisam estar constantemente em contato. Dessa forma, sua empresa fica sempre presente na memória, evitando que ele “traia” você com o seu concorrente. Leia este artigo e entenda em detalhes o que é e como fazer uma régua de relacionamento.

 

O que é régua de relacionamento

Régua de relacionamento é o conjunto de ações predefinidas que têm o objetivo firmar uma relacionamento duradouro entre cliente e empresa. Ela se inicia desde o primeiro contato de cliente com a empresa.

Essas ações são feitas em pontos estratégicos no relacionamento entre o consumidor e você. Por exemplo: quando ele se cadastra para receber a sua newsletter, é necessário mandar uma mensagem de boas-vindas, agradecendo por ele se interessar por sua empresa.

Para que tenha eficiência, a régua de relacionamento precisa ser planejada de acordo com cada empresa, produto e, claro, público.

Ações essenciais para um bom relacionamento com o cliente

Como já foi dito, a régua de relacionamento tem o objetivo de fazer o seu cliente lembrar-se da sua empresa constantemente. Para fazer isso você pode comunicar-se com ele por vários canais, como e-mails, remarketing e mesmo por telefone.

Mas existem algumas ações que são essenciais para construir um relacionamento com o seu cliente. São elas:

 

E-mail de boas-vindas

Quando um cliente se cadastra para receber sua newsletter, enviar um e-mail agradecendo e dando as boas-vindas é uma ótima forma de iniciar um relacionamento com o seu cliente. Você também pode aproveitar e convidá-lo a responder uma pesquisa, por exemplo. Dessa forma, você pode conhecer ainda mais o seu cliente e saber quais são as suas necessidades.

Evite vender alguma coisa nesse e-mail, afinal, as vendas serão uma consequência desse relacionamento. Não tente empurrar produtos antes da hora. Isso pode espantar o seu cliente e criar uma imagem negativa da sua empresa.

 

Envio de ofertas e promoções

Aqui sim é interessante que você ofereça seus produtos. Se você tiver um e-commerce, acompanhe algumas datas importantes, como a Black Friday e a Cyber Monday.

Caso você for entrar em contato com o cliente para divulgar as promoções, procure fazer isso com certa antecedência. Assim, ele já grava a sua marca na cabeça antes da concorrência bombardeá-lo com outras promoções.

 

Datas comemorativas

Uma promoção especial para os aniversariantes, ou mesmo um e-mail de Feliz Natal faz a pessoa sentir que você está preocupada com ela, portanto, aconselhamos que você também invista nessas datas.

 

Obrigado

Outra comunicação que faz com que seu cliente se sinta importante é de agradecimento após qualquer compra que ele fizer. Aqui você já prepara o terreno para que ele volte a fazer negócio com você. Também pode ser feita uma pesquisa de satisfação para ter um feedback de seus serviços e melhorá-los cada vez mais.

 

A régua de relacionamento é uma estratégia indispensável para retenção de clientes em empresas de qualquer setor. 

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