Um bom gestor é aquele que entende as especificidades e demandas próprias do seu negócio, adaptando o conhecimento geral do mercado para a sua realidade. Entretanto, alguns aspectos são comuns para qualquer tipo de negócio e é preciso estar atento a eles para garantir o sucesso da empresa. 

A retenção de clientes, por exemplo, deve ser uma preocupação primordial para qualquer empreendedor, uma vez que traz uma série de vantagens e pode ser determinante para os bons resultados e para a garantia de um espaço de destaque no mercado. 

É muito importante entender porque a empresa deve sempre se esforçar para encantar e manter os clientes fiéis. Veja aqui os principais pontos a serem considerados e se adapte para manter uma clientela constante e presente.

 

Redução de custos

Esse é o primeiro ponto que deve ser levado em conta pelo gestor: captar e conquistar um novo cliente é muito mais caro do que manter um comprador antigo.

Para entender essa equação, é só pensar que um novo cliente precisa conhecer a marca, perceber os seus diferenciais e se dispor a consumir seus produtos e serviços. Para que isso aconteça, a empresa precisa investir em divulgação, atendimento e prospecção, elementos que costumam ter um custo elevado.

Por outro lado, o cliente que já conhece a empresa só precisa repetir o processo – o que não custa nada a mais, sobretudo se a empresa conhece bem as exigências, preferências e demandas daquele cliente. O único ponto essencial aqui é cuidar sempre para deixar esse cliente extremamente satisfeito.

 

Divulgação dos serviços

Um cliente satisfeito é sempre um dos maiores embaixadores da marca. Ele vai se esforçar para divulgar a qualidade dos produtos ou serviços, elogiar o atendimento e comentar a qualidade dos processos. E nunca devemos menosprezar o poder da divulgação boca a boca – todo consumidor confia em seus pares e tende a tomar as informações passadas por ele como verdade. Assim, manter clientes dentro da casa é uma forma de garantir divulgação extra do seu negócio.

Por outro lado, é importante lembrar que um cliente insatisfeito também não mede palavras na hora de criticar a empresa. Cuide bem dos seus e evite essa dor de cabeça.

 

Melhorias na empresa

Um cliente fiel é, também, um grande parceiro da sua marca, e essa percepção pode ser determinante na evolução dos negócios. Ele pode te auxiliar pontuando quais são os fatores que precisam melhorar na sua empresa, por exemplo. Por isso, ofereça sempre um canal de diálogo aberto e eficiente ao seu público e esteja preparado para ouvir as críticas e transformá-las em crescimento.

 

Ampliação da cartela de produtos

A retenção de clientes pode ser determinante também para que a sua empresa invista na ampliação da cartela de produtos e serviços. Um cliente que já conhece a marca estará mais disposto a experimentar novidades, o que pode ser de grande auxílio no momento de expansão. Nesse sentido, vale a pena pensar em promoções e pacotes de contratação que valorizem a fidelidade de cada cliente.

 

Agora que você já sabe a importância e as vantagens da retenção de clientes, está mais preparado para atender os seus com qualidade e atenção redobrada, não é mesmo? Lembre-se sempre que os seus clientes são valores muito importantes para a organização!

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