Reter clientes é muito mais barato do que conquistar novos, pois a fidelização de um cliente resulta em mais vendas comparada a quem ainda não experimentou seus produtos/serviços. Além disso, o que motiva a procura do novo público pela sua empresa são anúncios, propagandas ou referências que, independentemente do veículo de disseminação da marca, terão um custo elevado para serem produzidos.

Clientes fiéis gostam dos seus produtos e continuam a procurá-los quando a necessidade ressurge. E você não tem que gastar mais dinheiro para atraí-los novamente! Quer saber por que reter clientes é mais barato do que conquistar novos e, claro, como conseguir isso? Continue a leitura!

 

O cliente como garantia de sucesso

Em um mercado cada vez mais acirrado, quase não há produtos ou serviços únicos e exclusivos, ou seja, "tudo" pode ser copiado ou melhorado pela concorrência. Portanto, combinar qualidade com atendimento empático é um método bastante lucrativo para as empresas que desejam destaque e reconhecimento.

Encantar clientes garante que eles não cedam às investidas dos concorrentes. Entretanto, é preciso ter em mente que esse efeito tem prazo para acabar e, por isso, precisa ser reforçado para manter o vínculo afetivo dos fidelizados sempre ativo.

 

O foco no cliente certo

Bom é não gastar tempo e energia tentando abraçar todos! Saiba que, para fidelizar clientes, é preciso manter o foco no público certo. Ao direcionar as estratégias para as pessoas mais adequadas, torna-se possível conservá-las ao seu redor.

Tentar descobrir quem essas pessoas são, onde estão e o que esperam dos seus produtos e serviços é imprescindível para controlar com destreza a retenção do seu nicho, faturando e economizando gastos. Afinal, não há mercadoria que agrade a todos os públicos ao mesmo tempo.

 

O marketing amplo e quase gratuito

Manter clientes interessados na sua marca é prático, fácil e custa muito pouco. Basta planejar estrategicamente uma campanha de marketing certeira nas redes sociais, por exemplo — hoje em dia, não há quem não esteja em, pelo menos, uma delas. Isso também permite que os agentes obtenham informações valiosas do público-alvo, como costumes, hábitos de consumo e comportamentos.

 

A rentabilidade de reconquistar

Algumas empresas fornecem produtos ou serviços de vida útil elevada, e é bom que elas mantenham vínculo com o cliente de maneira assídua, dando suporte no pós-venda, enviando novidades e fornecendo suporte técnico de qualidade.

Assim, quando o cliente sentir que é necessário adquirir outro produto, voltará a entrar em contato — e, obviamente, não será preciso investir massivamente em marketing para atrair a atenção dele. Demonstre que a marca se preocupa com o sucesso e a satisfação de seu público-alvo.

Viu só como reter clientes é muito mais econômico do que conquistar um novo? Dessa forma, você pode economizar de 5 a 10 vezes mais. Portanto, vale a pena se preocupar com seu nicho já fisgado, que pode até te indicar para outros novos, sem que você precise fazer investimentos muito altos.

 

E então, gostou de saber mais sobre a importância de reter clientes? Quais são suas experiências com a retenção de clientes no seu negócio? Tem outras dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!

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