Todos os dias milhares de CNPJs são cadastrados no Brasil. Segundo o Sebrae, mais da metade dessas novas empresas não durarão um ano. Mas o que falta a esses empreendimentos?

Falta o principal: um planejamento que inclua estratégias de diferenciação de negócio. Afinal, como dissemos logo acima, são milhares de empresas e somente as que contam com diferenciais conseguem manter uma boa performance no mercado.

Confira a seguir alguns diferenciais para você focar os seus recursos:

 

Inovação

A capacidade de inovar é a principal diferença entre empresas que são um sucesso e as que caem na vala comum. Essa forte qualidade é importante pois é por meio dela que diversas outras são possíveis.

Inovar é garantir novidades, renovar e otimizar processos, incrementar produtos, mudar as formas de visualizar o mercado e reposicionar o negócio de acordo com as necessidades do público-alvo.

 

Criatividade

Inovação e criatividade são coisas diferentes. Inovação é o que garante novas formas de fazer as mesmas coisas. No entanto, apenas a criatividade é que abre largos caminhos para criações completas.

Invenções, formas completamente inusitadas e percepção de novos mercados são algumas vantagens que quem pensa fora da caixa tem. Invista em sua criatividade e desafie a sua mente a ser criativa. Alguns acreditam que é preciso nascer criativo, mas essa qualidade pode ser desenvolvida facilmente.

 

Capacidade de venda

Não adianta ter uma empresa diferenciada no discurso enquanto os seus vendedores e outros embaixadores da marca a percebem como mais uma proposta de negócio. Assim, é fundamental que todos na empresa estejam mobilizados em torno do mesmo objetivo para que, assim, os vendedores compreendam a nova proposta de valor e usem os novos diferenciais para vender mais e com mais qualidade. Afinal, todas as mudanças feitas devem se traduzir em mais vendas — e, por consequência, uma maior lucratividade.

 

Conhecimento de mercado

Inovar e transformar um negócio pode ser muito perigoso se o gestor da empresa não tem um profundo conhecimento de mercado. Então se você pretende transformar a sua realidade, primeiro estude o seu segmento, os movimentos do mercado e, especialmente, a empresa que pretende transformar.

Coloque todas as mudanças no papel e tente visualizar claramente como a organização está e como ficará depois. Pense em como uma empresa assim trabalharia e atenderia o mercado. Haveria novas oportunidades a serem explorados com esse novo posicionamento? Responda a essa pergunta!

 

Invista em comunicação

O que adiantar transformar sua empresa de uma ponta a outra se ninguém souber das novas propostas e de como elas podem mudar o dia a dia de seus consumidores? Se você acredita na nova realidade criada, invista em uma estratégia de diferenciação de comunicação.

 

Não é necessário fazer um grande investimento para conseguir executar isso. Hoje, com a internet, vivemos uma grande democratização da comunicação. Todos podem divulgar-se nas redes sociais e conseguir novos negócios. Use essa nova possibilidade e seja pertinente ao seu público-alvo.

Comment