Existem vários fatores que podem levar a sua empresa ao fracasso. Má gestão financeira, processos ineficazes, produtos ou serviços genéricos… Poderíamos elaborar uma lista enorme só com exemplos. Acontece que, embora sejam muitos os pontos de atenção, a grande maioria desses problemas são sanáveis com um bom planejamento interno. Um deles, no entanto, pode afundar a sua empresa sem possibilidade de retorno: clientes insatisfeitos.

Quando um consumidor tem uma experiência ruim com a sua empresa, você perde em dois sentidos. Em primeiro lugar, é claro, ele não voltará a fazer negócios com você no futuro. Esse é um ponto importante, pois, em um mercado mais competitivo, garantir a fidelização é algo crucial para o desenvolvimento sustentável da empresa. Além disso, muitas vezes clientes insatisfeitos promovem um marketing negativo do seu negócio.

Se você passa por esse tipo de problema, confira as nossas 4 dicas para melhorar a satisfação dos seus clientes!

 

Desenhe o mapa da satisfação

O que os seus clientes gostam nos seus produtos? O atendimento é bom? Quais são suas queixas e reclamações? Bom, o primeiro passo para melhorar a satisfação dos clientes é identificar todos os pontos fortes e fracos da sua empresa. Para que isso seja possível, você deve elaborar o mapa da satisfação.

Faça uma pesquisa direta com o seu público sempre que possível. Dependendo do tipo de negócio, o questionário pode ser enviado logo após o atendimento, ou por meio do e-mail marketing, enviado diretamente para o seu banco de dados (se você já tiver um). A medida é indispensável para o nosso próximo ponto.

 

Avalie os problemas apresentados

Basicamente, a insatisfação de um cliente pode se dar por causa da entrega, do atendimento, da qualidade do produto ou serviço ofertado ou, ainda, por algum caso específico.

O que você vai buscar nessa avaliação é identificar a origem do problema. Será que o motivo para a insatisfação é generalizado ou apenas um cliente apresentou a queixa? Assim, você pode tomar a melhor ação, que é o ponto que veremos a seguir.

 

Promova ações direcionadas

Bom, mesmo se depois da pesquisa e da análise a constatação for um problema estrutural e generalizado, é importante que você resolva imediatamente a situação apresentada pelo cliente insatisfeito. Se o problema é o atendimento, faça um pedido de desculpas e se certifique de que a situação não se repetirá. A questão é a entrega? Então forneça todo o suporte necessário para que o cliente não saia prejudicado.

É importante lembrar-se de que o cliente não espera apenas que você mostre o comprometimento nas aparências. Ele quer uma solução, normalmente imediata, para a sua situação!

 

Aposte na cultura da satisfação

Se a sua empresa não tem uma cultura pautada na satisfação, os problemas vão apenas se multiplicar. Para cada situação resolvida, outras duas surgirão, por isso, é muito importante que você treine e motive os seus colaboradores para adotarem os valores da empresa.

Lembre-se: clientes insatisfeitos podem derrubar qualquer negócio. Por isso, é fundamental que a questão da satisfação esteja no DNA da sua empresa, como algo natural, parte de todo o processo.

 

Você sabia que a experiência do consumidor é um dos principais fatores de satisfação? Veja como melhorar o atendimento ao cliente na sua empresa!

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