Uma boa pesquisa de mercado é, definitivamente, um grande diferencial para toda e qualquer empresa que procura se estabelecer e conquistar um bom espaço em um contexto cada vez mais competitivo.

A realidade econômica atual faz com que novas empresas (e até as que já estão estabelecidas) encontrem algumas dificuldades para compreender as demandas específicas de seu público e descobrir maneiras de se destacar, seja na oferta de produtos e serviços ou nas formas de gestão e atendimento. A pesquisa de mercado se configura, então, como um conjunto de informações essenciais para que a empresa possa se adaptar e fazer ajustes para alcançar resultados cada vez melhores.

Entenda aqui como uma pesquisa de mercado pode ajudar a alavancar o seu negócio:

O que é?

A pesquisa de mercado é uma análise completa da situação atual em que uma organização está inserida e pode levar o seu gestor a conhecer informações essenciais sobre seus clientes, concorrentes e tendências de consumo e do mercado de forma geral.

Ela pode ser realizada por diversas plataformas e métodos e é capaz de analisar os dados de forma qualitativa (com questionários abertos, quando o entrevistado pode detalhar uma opinião e discorrer sobre um assunto e vem acompanhada de uma interpretação mais completa) ou quantitativa (comparando e compilando números para entender características importantes, como faixa etária de um público-alvo ou seu comportamento de consumo).

O importante, antes de começar, é definir bem os objetivos e informações que precisam ser compreendidas para que a pesquisa seja bem direcionada e eficiente.

Como fazer?

Hoje em dia, o empreendedor que deseja contratar uma pesquisa de mercado conta com boas opções de empresas especializadas e muito preparadas, que podem atuar em todas as etapas do projeto, desde a concepção e definição de objetivos até a análise de resultados e preparação para mudanças.

Por se tratar de um conhecimento específico e extremamente importante para a saúde de uma empresa, é indispensável que a escolha seja feita com planejamento, consciência e segurança e leve em conta o porte e o perfil da instituição. Especialistas são importantes pois saberão tomar decisões que fazem toda a diferença no resultado final, escolhendo com embasamento fatores como qual o tipo de questionário deve ser elaborado, instigando os entrevistados em suas respostas e obtendo informações essenciais. Por isso, ao investir em uma pesquisa de mercado, trabalhe com quem entende e tem prática no assunto.

Como ela pode ajudar?

A pesquisa de mercado atua, sobretudo, na diminuição de um cenário de incertezas. Ela ajuda o empreendedor a perceber questões importantes que influenciam diretamente o sucesso do seu negócio. Portanto, é essencial que o empreendedor esteja disposto a operar mudanças em sua estrutura, serviço ou produto a partir da análise dos resultados, preparando o seu negócio para diferentes conjunturas e situações.

Ela é essencial para:

Conhecer o cliente

O sucesso de todo negócio depende, primeiramente, da satisfação do cliente. É essencial que uma empresa seja capaz de oferecer produtos, serviços e soluções que se adequem às demandas, necessidades e expectativas de seu público. E uma boa pesquisa de mercado pode oferecer respostas surpreendentes e muito completas de como o seu cliente se comporta e, mais ainda, de como ele espera que a sua empresa se relacione com ele.

As informações vão desde dados mais básicos como faixa etária, classe social, escolaridade até observações e análises complexas que avaliam valores de compra em cada segmento do comércio, ticket médio de um consumidor em determinado estabelecimento e eventuais sazonalidades de consumo. Todos os tipos de informação são importantes e devem ser usadas pelo empreendedor na adequação de seu negócio.

Conhecer o concorrente

Outro ponto essencial na construção e fortalecimento de uma marca é conhecer e entender a atuação de seus principais concorrentes no mercado. É preciso compreender o que o público enxerga de valor em suas entregas, quais são os seus pontos altos e diferenciais e como ele lida com as questões comuns do mercado.

Com ética e profissionalismo, é possível aprender bastante com a concorrência e, inclusive, trocar experiências e iniciar grupos de discussão que permitem que todos encontrem soluções interessantes e válidas a partir de dados concretos obtidos com as pesquisas.

Dimensionar o mercado

Vivemos um tempo em que as mudanças mercadológicas acontecem com muita velocidade e é preciso grande esforço para acompanhá-las e compreendê-las. Um empreendedor de visão sabe da importância de observar atentamente quais são as tendências e onde é possível se encaixar. Mais que isso, um bom líder entende que oportunidades aparecem onde menos se espera e é preciso estar preparado para se adaptar e aproveitá-las da melhor forma possível.

Um bom caminho para se informar sobre isso é por meio de uma pesquisa de mercado capaz de avaliar as condições mercadológicas, onde está o valor agregado percebido pelo consumidor, quando se dá a decisão de compra, quais são as prioridades de consumo em determinado momento, etc.

Conhecer os hábitos de consumo

Por mais que cada cliente seja único e cheio de particularidades e características exclusivas, as pesquisas de mercado podem ajudar a perceber que existem alguns padrões de comportamento e consumo. Essas informações são preciosas no momento de começar um negócio, desenvolver um novo produto e planejar uma expansão. É importante entender todas as possibilidades para preparar uma atuação coerente e consistente com o mercado.

Fica fácil perceber que a pesquisa de mercado é uma aliada dos empreendedores em seus processos de expansão e consolidação no mercado, sendo um diferencial interessante nas tomadas de decisão. Importante lembrar que só vale a pena investir em uma pesquisa se você estiver disposto a tomar atitudes a partir dos resultados percebidos, encarando as mudanças como oportunidades de crescimento e os ajustes como aprimoramentos necessários.

Na hora de fazer a pesquisa, assegure-se de lidar com um bom time de profissionais, preparado para atender às suas demandas, com conhecimento e experiência no processo. É claro que você pode contar com a UOTZ, há doze anos no mercado de inteligência competitiva, com diferentes metodologias para cada perfil de cliente. 

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