Adquirir novos clientes e vender para eles custa muito mais para uma empresa do que fazer novos negócios com clientes existentes. Por isso, é extremamente lucrativo investir na fidelização. Pequenas empresas têm facilidade de dialogar com seus consumidores e mantê-los por perto. Porém, para as grandes organizações essa pode ser uma tarefa mais difícil, devido à sua extensa base de clientes.

Nesse caso, a melhor solução para fidelizar clientes é utilizar Big Data. A análise de dados pode tanto prever tendências futuras quanto indicar razões para taxas de churn altas que ocorreram no passado — te dando uma base melhor para conseguir reduzi-las.

Se você quer ter uma estratégia competitiva e aumentar o número de clientes fiéis da sua empresa, acompanhe nosso texto para saber como os dados podem te ajudar a alcançar esses objetivos.

 

Antecipar tendências de consumo

Fornecer para seus consumidores os produtos certos na hora que eles desejam é essencial para que eles comprem múltiplas vezes da sua empresa. Com análise de dados e uso de modelos estatísticos preditivos, você pode saber o que seus clientes atuais vão desejar antes mesmo que eles saibam, pois utiliza dados atuais do seu mercado para antecipar tendências de consumo.

A empresa norte-americana Weather Company, por exemplo, utiliza análise climática combinada com análise preditiva para antecipar padrões de consumo. Assim, consegue prever como a mudança do clima vai afetar a demanda por determinados produtos, e continuamente vender espaços de publicidade no seu site para anunciantes.

 

Gerar insights de campanhas e ações de marketing

Se você quer descobrir qual o melhor canal para se comunicar com seus clientes, qual linguagem utilizar ou assuntos a abordar, Big Data é seu aliado. Qualquer estratégia competitiva de marketing analisa os dados de todas as campanhas para gerar insights valiosos.

Uma marca que se comunica com o público de forma pessoal e entrega experiências relevantes, tem mais facilidade em fidelizar clientes. Assim, com a análise de dados você pode saber quais tipos de campanha ressoam melhor com seu consumidor existente, e quais ações contribuem para que ele volte a comprar.

Realize tanto análises diagnósticas, de campanhas passadas, quanto testes A/B no futuro para conseguir insights ainda melhores.

 

Aumentar o ticket médio com produtos relacionados

Analisar dados do seu consumidor no ato da compra pode ser extremamente valioso. Por meio do estudo do carrinho de compras dos seus consumidores, você pode descobrir clusters de clientes que compram produtos similares. Assim, você é capaz de fazer sugestões de outros produtos relevantes, que complementam o que a pessoa está comprando, e contribuir para um aumento do ticket.

A Amazon, gigante de e-commerce norte-americana, utiliza análise de dados para aumentar o ticket médio do consumidor na hora da compra. Seu site gera recomendações de produtos que foram adquiridos por outras pessoas que também compraram aquele mesmo item. Por exemplo, se você colocar uma máquina fotográfica no seu carrinho, a Amazon pode te recomendar um conjunto de cartões de memória. Assim, o consumidor acaba levando produtos que não estava planejando, ou mesmo não sabia que eram vendidos no site.

Fidelizar clientes é essencial para manter a saúde financeira do seu negócio e uma posição competitiva no mercado. Grandes empresas, que possuem muitos clientes, precisam investir em Big Data para analisar o comportamento dos seus consumidores e aumentar seu número de clientes fiéis.

 

Se você trabalha com uma base grande de clientes e quer saber a melhor forma de entregar um atendimento de qualidade e evitar churn, confira também o nosso artigo com 4 dicas para uma gestão de clientes eficiente para sua empresa!

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