Este artigo tem como objetivo dar continuidade ao tema que desenvolvemos no eBook "7 Estratégias eficientes na retenção de clientes em mercados competitivos" .

A retenção de clientes é tão fundamental para um negócio quanto atrair novos consumidores. No entanto, com auxílio das estratégias de marketing, reter clientes pode ser mais vantajoso e rentável para a empresa, pois exige um custo menor. A retenção é a capacidade da companhia de manter o cliente satisfeito e envolve um trabalho conjunto e constante de diversas áreas internas.

As estratégias de retenção devem ser elaboradas dentro da realidade da empresa e demais áreas. É fundamental que estejam alinhados o plano de ação para reter e a gestão de clientes como um todo, que envolve o relacionamento e a fidelização.

Com o mercado mais competitivo, a retenção começa no atendimento ao cliente, que será impactado por diversas empresas. Ele tende a optar por aquela que ofereça mais vantagens, mas também uma melhor experiência em todo o processo.

 

Como reter clientes usando estratégias de marketing?

Inicialmente, é necessário alinhar o plano de ações de marketing com os objetivos da atuação no cenário digital. Ao definir os objetivos, será possível implementar estratégias mais eficazes e capazes de atender às metas da empresa. Por exemplo, se o objetivo é reter clientes, uma das principais estratégias é o marketing de conteúdo em conjunto com o e-mail marketing.

 

Confira algumas dicas de marketing digital para a retenção de clientes:

Conheça o público-alvo

A definição do público-alvo é essencial para obter sucesso nas estratégias de retenção, sendo necessário que as informações sobre o público sejam as mais específicas possíveis para que a empresa possa ser proativa e não agir apenas quando o consumidor fica insatisfeito.

Uma das táticas mais certeiras para reter clientes é por meio de ofertas personalizadas, mas isso só será possível conhecendo o público. Invista em questionários, pesquisas de mercado e avaliação de satisfação do cliente para identificar quais as expectativas e como atende-las. A partir dessas informações, será possível fazer ofertas mais certeiras e melhorar a retenção.

 

Prepare a equipe de atendimento

A experiência no atendimento será fundamental para a retenção. Caso o cliente fique insatisfeito nessa etapa da compra, dificilmente criará um vínculo positivo com a marca. Em contrapartida, depende da empresa o treinamento adequado da equipe de atendimento, mostrando para cada um dos colaboradores como esse momento é essencial para uma boa experiência para o consumidor. Deve-se instruir sobre as melhores abordagens, quais os diferenciais devem ser apresentados, como identificar as diferenças entre clientes e utilizá-las positivamente.

Não é apenas a equipe de atendimento presencial que deve ser preparada, os atendentes do caixa, pós-venda, SAC, mídias sociais e todos os mecanismos de contato entre empresa e cliente devem ser treinados. A estratégia de retenção será mais eficaz se essas áreas forem integradas e alinhadas com os objetivos da empresa e perfil dos clientes.

 

Use marketing de conteúdo e e-mail marketing

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais atuais e eficazes na retenção e fidelização de clientes. Por meio dessa tática é possível educar o consumidor para que ele conheça os produtos e serviços da empresa, saiba identificar como cada item poderá ser útil e aprenda a otimizar o uso desses recursos. Após a conversão de leads em clientes, esses materiais irão ajudar que a empresa continue impactando positivamente na experiência do usuário. Uma das táticas possíveis é o e-mail marketing, desde que ele seja personalizado e relevante para a o perfil de compra do cliente.

 

Mídias sociais ajudam na retenção

As mídias sociais permitem criar um relacionamento com o consumidor e podem ser usadas como canal de atendimento. Como são plataformas dinâmicas, responda às solicitações em até 24 horas, esclarecendo dúvidas e atendendo às necessidades do cliente de forma clara e objetiva. Ao atender com qualidade, o consumi ficará mais satisfeito com a marca, auxiliando na retenção.

 

Acompanhe os resultados

A retenção de clientes implica a execução de diversas estratégias de marketing digital. Ela deve ser acompanhada por métricas que mostrem se o plano de marketing adotado tem proporcionado os resultados esperados e que permitam aprimorá-la. Acompanhe o ROI (Retorno sobre o Investimento) para quantificar o retorno gerado a partir das estratégias de retenção.

 

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