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A análise preditiva é uma técnica que reúne dados para criar um modelo de comportamento para cada cliente. Suas atitudes passadas permitem que a técnica reconheça padrões e preveja as ações futuras que ele irá tomar. Assim, cada modelo comportamental é projetado para responder a uma determinada questão em um ponto no tempo.

Para explicar melhor, elaboramos este post com dicas de como você pode antecipar o desejo dos seus clientes por meio da análise preditiva. Confira!

 

Como funciona a análise preditiva?

Muitos modelos de comportamento são baseados em análises de frequência de compra e o valor gasto em cada uma delas. Isso significa que os clientes que gastam mais e compram com maior frequência são mais propensos do que outros para comprar novamente. Mas não é só isso. Com a análise preditiva, você pode identificar o período certo em que cada cliente vai comprar, o que ele vai comprar, a forma de pagamento que escolherá e outras informações adicionais. Com esses dados, você pode antecipar o desejo e/ou a necessidade do cliente enviando uma mensagem por meio do canal de comunicação mais adequado para ele, oferecendo o produto um pouco antes da data que pretende comprar.

Essa técnica pode ficar ainda mais irresistível para o cliente se for acompanhada de uma promoção ou desconto no produto ou serviço que ele compra habitualmente. Melhor ainda, você pode aproveitar as informações da análise preditiva para oferecer produtos e/ou serviços relacionados que são do interesse do cliente, aumentando a probabilidade de vender e aumentar o ticket médio dele.

 

Como utilizar a análise preditiva para antecipar o desejo do cliente?

Fazer uma análise preditiva para prever comportamentos futuros dos clientes não é uma tarefa difícil, porém exige alguns cuidados para que a interpretação dos dados agregue informações com o maior grau de precisão possível. Veja algumas dicas para isso:

 

Colete dados

Os dados são o princípio de tudo. Cada ação do cliente referente ao seu negócio precisa ser registrada para favorecer a construção de informações que identifiquem padrões e um modelo comportamental.

 

Analise os dados

O registro adequado dos dados permitirá que você faça uma análise preditiva manualmente. Ao observar os dados, você pode identificar os comportamentos padrões dos clientes e surpreendê-los antecipando as suas necessidades e desejos.

 

Conte com um software de Big Data Analytics

A análise preditiva realizada de forma manual pode ser trabalhosa, tomar tempo e, muitas vezes, resultar em erros de interpretação. Sem contar a dificuldade de armazenar, organizar e manipular todos os dados. Para resolver isso, adote um sistema de Big Data Analytics. Isso vai automatizar as tarefas, aumentar a precisão das informações e otimizar os resultados.

Por meio da combinação de uma série de tecnologias em um sistema integrado e de circuito fechado você poderá desfrutar de uma análise de comportamento dos clientes altamente precisa em um aplicativo fácil de usar.

 

Segmente os clientes

Realize abordagens individuais ou em pequenos grupos específicos com base em comportamentos similares para melhorar os resultados.

 

Monitores os clientes

Observe como eles se movem entre os diferentes segmentos ao longo do tempo, incluindo o contexto do ciclo de vida do cliente, em vez de apenas determinar em que segmentos estão agora sem levar em conta como eles chegaram lá.

 

Planeje ações de marketing

As ações de marketing podem ser mais eficientes por segmentação. Falar a língua do cliente será fundamental para maximizar o valor deles para a empresa. Por isso, surpreenda o consumidor e recomende produtos e serviços relacionados para melhorar as vendas.

De maneira geral, a análise preditiva tem muito a contribuir para os negócios, independentemente do tamanho. Sua eficiência pode ser ainda maior ainda se contar com um sistema que automatiza os processos e agregue mais segurança na precisão das informações.

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