O comportamento do consumidor vem mudando ao longo dos anos. Hoje, época em que a competitividade se apresenta mais dinâmica, o cliente está mais exigente, pois tem mais informações e diversas opções de escolha. Em consequência disso, cada vez mais, as empresas buscam uma maneira de melhorar o atendimento ao cliente.

Se, por um lado, está mais difícil agradar, por outro, a empresa que consegue oferecer um atendimento de excelência no mercado consegue fidelizar e conquistar o reconhecimento do público.

 

Os primeiros passos para melhorar o atendimento ao cliente

Atendimento é relacionamento. Se a sua equipe não estiver preparada para atender, certamente não saberá se relacionar bem e muitas oportunidades serão desperdiçadas. Vender exige técnicas e habilidades, como:

  • Ser simpático e atencioso;

  • Fazer uma abordagem correta (Olá/Bom dia/Está precisando de ajuda?);

  • Saber ouvir o cliente;

  • Fazer as perguntas certas;

  • Saber agradar;

  • Entender as necessidades do outro;

  • Demonstrar real interesse pela busca de soluções;

  • Nunca deixar o cliente esperando.

 

A importância de conhecer o produto ou o serviço

Para melhorar o atendimento, é extremamente importante que a sua equipe conheça todas as funcionalidades dos seus produtos ou serviços. Todas, sem exceção.

Hoje, quando o cliente procura uma empresa, ele já tem uma prévia de informação sobre o que pretende consumir. Ele fez o dever de casa: pesquisou no Google.

Se o seu vendedor gaguejar diante de uma pergunta, não souber responder a dúvida do cliente com segurança ou se o cliente demonstrar que sabe mais que ele sobre o produto ou serviço, o relacionamento está comprometido.

Certifique-se de que a sua equipe conhece bem o seu produto ou serviço para que possa ajudar o seu cliente na resolução dos problemas.

 

Outras atitudes que contribuem para um bom atendimento:

Sinceridade

Para conquistar credibilidade, é preciso ser sincero. Se o cliente sentir que alguém está tentando vender uma ideia com argumentos incoerentes, vai se sentir ofendido e desistir da compra. O cliente quer dedicação e o papel do atendente é ser amigável — nunca oportunista.

Compromisso

Independentemente da empresa ser física ou virtual, o compromisso com o cliente deve ser uma missão diária que envolve toda a parte logística. É extremamente importante cumprir prazos estabelecidos. Quando o cliente fica satisfeito, é muito comum ele recomendar a empresa para amigos e familiares.

Agilidade no atendimento

Pode parecer óbvio, mas deixar o cliente esperando ou olhando para os lados em busca de alguém para ajudá-lo é o mesmo que colocar uma placa dizendo “Você não é bem-vindo aqui”. Evite a formação de filas na sua empresa. Se for necessário, contrate mais atendentes e promova um atendimento dinâmico, ágil e eficiente.

Canais de comunicação

Quando o cliente busca interagir com a empresa e não encontra meios para isso, é frustrante. Mantenha diversos canais de comunicação à disposição do cliente: e-mail, telefone, número de WhatsApp, redes sociais.

O fator surpresa

Surpreender o cliente será um diferencial para encantá-lo. Que tal distribuir rosas vermelhas no Dia Internacional da Mulher? Oferecer uma bebida quente em um dia muito frio ou entregar o produto ou serviço antes do prazo combinado porque o cliente estava precisando muito? Basta usar a sua criatividade. Mas pense com estratégia, ou seja, promova ações de acordo com o seu público.

 

Como você viu, não existe uma fórmula mirabolante que revele como melhorar o atendimento ao cliente. Se você tiver uma equipe preparada, basta planejar pequenas ações no dia a dia e assim você terá clientes felizes.

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