Criar e manter uma boa carteira de clientes, suficiente para sustentar um capital de giro rentável ao empreendedor, são essenciais para a existência de qualquer empresa. Contudo, não se trata de uma rotina fácil de aplicar, um obstáculo considerável pode surgir no meio deste caminho: trata-se do cliente insatisfeito.


No artigo de hoje abordaremos os passos imprescindíveis para quem deseja recuperar a confiança dos clientes insatisfeitos e, ao mesmo tempo, atrair maior fidelização à sua marca. Confira!

 

Saiba ouvir o cliente insatisfeito

Ouça atentamente o cliente para compreender a falha no atendimento e emende no diálogo um pedido de desculpas em nome da empresa. Além disso, reforce que esse contato recebido colaborará para que o empreendimento possa aprimorar suas ações, a fim de que essa situação de conflito jamais volte a ocorrer.

Dar uma atenção especial ao cliente mostrará que sua empresa não só se importa com ele, mas que, sobretudo, procura oferecer o melhor tratamento possível para se chegar a uma solução.

 

Seja ágil em apresentar soluções

Ter uma gestão organizada em sua empresa é um facilitador e tanto para tratar problemas advindos do atendimento. Para isso é extremamente importante reunir informações sobre seus produtos, a garantia que foi oferecida, os detalhes do processo de entrega, além de um cadastro para analisar o perfil dos clientes.

Sabendo o histórico do cliente, você identificará com muito mais facilidade onde houve a falha, assim bastará acionar o colaborador ou setor responsável para retificar o erro cometido. Nesse sentido, um sistema informatizado pode ser um ótimo aliado na gestão do seu negócio.

 

Tenha colaboradores preparados

Procure ter ao seu lado uma equipe de funcionários bem qualificada, que tenha paciência e cordialidade no trato com os clientes, pois um diálogo regido por calma e informações verdadeiras ajudará a recuperar a confiança do consumidor.

Jamais utilize de inverdades para “enrolar” o cliente, pois ao deixar a indignação do cliente crescer, a tendência é que ele procure órgãos de defesa do consumidor ou o poder judiciário, algo que afetará enormemente a reputação da empresa no mercado.

 

Ofereça múltiplos canais de atendimento

A insatisfação dos clientes muitas vezes já começa na demora ou dificuldade de comunicação. Principalmente, quando se trata de um atendimento à distância, feito por telefonas ou outros meios de contato.

Nesse viés, para estreitar o relacionamento e proporcionar mais comodidade ao consumidor, o ideal é que se ofereça vários canais de atendimento (telefone, e-mail, redes sociais), suficientes para acabar com filas de espera e que tenham autonomia necessária para resolver o problema do cliente já no primeiro contato.

Lembrando que também é interessante implementar uma breve pesquisa de satisfação junto aos seus canais de atendimento. O feedback do próprio cliente fará com que suas ações para melhorar o atendimento sejam mais eficazes.

 

Esteja aberto a mudanças

Ganhar a confiança de novos consumidores, no atual cenário de concorrência acirrada entre empresários não é nada fácil, reter clientes é mais barato. Nesse contexto é preciso se reinventar a todo o momento, buscar novas ferramentas e inovações destinadas ao seu ramo de negócio te darão fôlego novo para continuar sua jornada.

Por isso, não tenha medo de renovar seu negócio quantas vezes for necessário. Trabalhe, invista e, assim, seu cliente insatisfeito se tonará mais um cliente fiel. Gostou do conteúdo? Assine agora a nossa newsletter e receba mais dicas de sucesso.

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