Qualquer deficiência na administração de seu negócio pode representar sérios riscos à sua estabilidade financeira. No entanto, o pior deles é a má gestão da carteira de clientes. Esse erro pode levar sua empresa à falência. Por isso, se você identifica que esse é um ponto que precisa ser melhorado em sua empresa, conheça a seguir as 6 melhores práticas para que você obtenha sucesso na retenção de clientes.

 

1. Gestão de relacionamento

Seus atendentes precisam se relacionar com os clientes. Entrar em contato sempre que preciso e quando tiverem informações ou orientações importantes a passar. Porém, o telemarketing precisa funcionar.

Tenha uma base de cadastros bem alimentada, para que esses contatos sejam rotineiros e eficazes. Realize monitorias dessas ligações e de e-mails, para garantir a qualidade do atendimento.

 

2. Inteligência competitiva

Esta prática consiste na coleta, processamento e armazenamento de dados, a fim de realizar o planejamento de ações que superarão as expectativas de seu cliente. Por meio da inteligência competitiva é possível avaliar processos e estudar ações de marketing, com o próprio televendas, identificando, por meio das informações estratégicas obtidas em pesquisa, quais serão as mais efetivas.

 

3. Pós-venda eficiente

Reter clientes é mais barato do que conquistá-los. Por isso, realize um pós-venda eficiente. Atenda o cliente sempre com prontidão, personalização, humanização, qualidade e eficiência. Mantenha a sua satisfação e esteja sempre pronto para atender reclamações e para solucionar problemas. Clientes que percebem sua dedicação em atendê-lo bem em um pós-venda, sentem-se importantes para sua empresa. Cliente valorizado fideliza!

 

4. Pesquisa de mercado

Este tópico é importante. Empresas consolidadas no mercado pecam em achar que não é preciso pesquisar o mercado. No entanto, independentemente do porte e do tempo de atuação da sua empresa, mantenha uma pesquisa de mercado atualizada.

Assim, você estará sempre atento às tendências atuais, mudanças de comportamento do consumidor e movimentação do mercado, além de estudar o concorrente, com o objetivo de se inteirar de práticas boas, ruins e como poderá sobressair-se a ele.

 

5. Pesquisa de satisfação

As pesquisas de satisfação do cliente são necessárias para que a qualidade de seu atendimento seja monitorada. A retenção de clientes está diretamente relacionada com a satisfação de seus consumidores. Procure realizá-la de forma objetiva e torne-a uma parte do processo de visitas presenciais ou virtuais ao seu estabelecimento. Quanto mais informações colher, mais fidedigno será o mapeamento desta satisfação.

 

6. Tecnologia na retenção de clientes

Utilize a tecnologia a seu favor. Softwares de gestão de clientes, que permitam a consolidação de dados e administração de contatos, são uma boa indicação. Se sua empresa presta serviços continuamente, implantar um sistema de atendimento on-line, por meio de tickets agilizará e profissionalizará ainda mais seu atendimento.

O sistema de telefonia avançado é uma boa opção não só para melhorar a qualidade das ligações, mais por meio de tecnologia IP é possível gravar ligações, administrar ramais e economizar muito nas ligações!

 

Como pudemos observar essas 6 dicas ajudarão você a alcançar um índice de retenção de clientes muito melhor. Para que você esteja ainda mais preparado para essa mudança positiva, aprenda como usar dados para fidelizar seus clientes!

Comment